Tempo de leitura: 1 minuto
Claudio Ferreira é o criador e desenvolvedor do sistema SNGPC Remoto. Mais de 3000 farmácias já utilizaram seu sistema desde 2008 quando foi criado. Atualmente em torno de 500 farmácias espalhadas por todo o Brasil utilizam o sistema que pode ser obtido acessando o endereço : cma sistemas
Hoje ele falará ao Diário Farma sobre alterações da Anvisa em relação a 2 medicamentos: Ivermectina e Nitazoxanida.
Essa medida foi tomada na terça feira dia 01/09/20, sendo assim todos os medicamentos contendo essas substâncias, e que haviam entrado no controle pela RDC 405/2020 onde era necessário para dispensação a receita especial em 2 vias, agora estão liberadas sob prescrição médica simples, sem necessidade de retenção de receita.
Para os farmacêuticos que utilizam o SNGPC para escrituração eletrônica, não será mais necessária a escrituração desses dois produtos, nem a entrada e nem a saída, haja visto a dispensação agora que será feita com receita simples.
A equipe do SNGPC/Anvisa nada informou sobre a necessidade de retirada desses produtos do inventário do SNGPC. Sendo assim estamos informando aos nossos clientes a NÃO OBRIGATORIEDADE da retirada desses produtos do inventário.
Ficando a critério de cada um fazer o ajuste ou não do inventário.
A DVISA de Brasília emitiu uma nota técnica no. 26/2020 informando que os estoques constantes dessas substâncias em inventário devem ser dado saída como PERDA.
Observar que a nota técnica acima é válida para farmácias de todo o Distrito Federal. Não há informações até o momento da ANVISA Nacional sobre a retirada desses medicamentos do inventário.
Obs : A retenção de receita e escrituração continua obrigatória para a Cloroquina e Hidroxicloroquina.
créditos da imagem: Unsplash