Saiba mais sobre o Consultório Farmacêutico

Saiba mais sobre o Consultório Farmacêutico

Tempo de leitura: 7 minutos

E no mês de Setembro a nossa entrevistada é Amanda Vargas de Sá Araldi, ela é Especialista em Exames Laboratoriais e Especialista em Farmácia Oncológica é também Farmacêutica Bioquímica pela Universidade de Caxias do Sul desde 2006 e proprietária da farmácia de manipulação Dona Flora e da drogaria Agafarma Flores da Cunha, no Estado do Rio Grande do Sul, onde atua em seu Consultório Farmacêutico.

Saiba mais sobre esse tema de importante relevância para a profissão farmacêutica:

O que é o consultório farmacêutico?

O consultório farmacêutico é uma realidade cada vez mais presente, sendo uma das especialidades farmacêuticas que vem atraindo mais adeptos a cada dia. Podemos como profissional de saúde fazer atendimento ao paciente dentro de um consultório preparado especificamente para esta atividade, seguindo as orientações vistas na legislação. Através desta possibilidade podemos ajudar a transformar vidas, trabalhando para promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças. Através da consulta farmacêutica é possível fazer educação em saúde, promover o uso racional de medicamentos e suplementos, otimizar a farmacoterapia e alcançar metas específicas traçadas durante a consulta com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como funciona o consultório farmacêutico ?

Farmacêuticos podem trabalhar com consulta farmacêutica de forma presencial através de um consultório independente ou, se preferirem, podem fazer o atendimento em consultório dentro de farmácias ou clínicas. É possível a modalidade de atendimento ao paciente também pelo ambiente virtual prevista na Resolução 727/2022 – que dispõe sobre a regulamentação da Telefarmácia. Esta resolução abriu muitas portas a todos que estão iniciando seus atendimentos, pois é possível começar sem um grande investimento de estrutura física. Contudo não podemos esperar que apenas a base que recebemos na faculdade será o suficiente para atender na clínica. Precisamos de muita disciplina e estudo visto que além de todo o conhecimento como profissional farmacêutico para o atendimento ao paciente, iremos precisar de várias outras habilidades para que possamos tornar sustentável esta atividade. Necessário saber se comunicar, ouvir, ter empatia e manter sigilo das informações recebidas. Buscar um atendimento de qualidade com encantamento e focar sempre no bem-estar de quem nos confiou a sua vida em nossas mãos. 

foto 1: consultório farmacêutico

foto 2: Amanda Vargas de Sá Araldi

Quais são os objetivos do consultório farmacêutico?

Maior objetivo do consultório farmacêutico na minha visão é poder oferecer saúde de forma integrativa e funcional a todos. O farmacêutico muitas vezes é a porta de entrada para a população que precisa de cuidados à saúde – é na farmácia ou drogaria que boa parte das pessoas busca auxílio primeiramente. Podemos ajudar a mudar a ideia que precisamos nos consultar quando estamos doentes, na realidade é preciso cuidar da nossa saúde dia após dia, evitando que a doença chegue. Isso pode ser feito dentro do consultório farmacêutico através do nosso conhecimento, de diversas técnicas e ferramentas clínicas, inclusive utilizando interpretação de exames laboratoriais e suplementação para faltas nutricionais. Precisamos trabalhar mais do que medicamento, temos a chance de realmente fazer a diferença trabalhando todos os pilares essenciais quando temos uma visão holística e funcional do ser humano como qualidade do sono, gerenciamento do estresse, vida social, inteligência emocional, contato com a natureza, escolhas alimentares melhores (não vamos invadir o terreno do nutricionista, apenas orientar sobre alimentação saudável). Podemos usar fitoterapia, reiki, floralterapia, auriculoterapia, entre tantas outras possibilidades. Além disso podemos trabalhar em conjunto em casos pontuais, encaminhando o paciente para uma nutricionista, psicólogo, cardiologista, endocrinologista, enfim qualquer profissional que seja necessário o atendimento ao paciente. Ter um atendimento mais aprofundado nas farmácias ou consultórios independentes pode trazer muito mais saúde e qualidade de vida a população em geral, nosso papel é de grande responsabilidade e é preciso aproveitar este momento para nos capacitarmos ainda mais e atender aos nossos pacientes com uma visão integrativa, onde vemos o paciente como um todo. Não podemos virar apenas profissionais que tratam sintomas, mas sim precisamos tratar as causas e sermos profissionais da saúde, não da doença.

Quais maiores desafios relacionados ao consultório farmacêutico?

O que vejo muito ainda é que estamos tímidos, muitos profissionais com medo de iniciar, não se sentindo seguros para atender na clínica. Uma ideia para quem está vivenciando esta situação é se especializar em um nicho único para iniciar suas atividades e assim ir abrangendo aos poucos outros tipos de pacientes da sua cidade ou, até mesmo, do nosso país, já que não temos mais a barreira geográfica depois da telefarmácia. A atualização contínua através de cursos, leitura de artigos científicos e troca de experiências com profissionais da área, além de necessária, fará com que seu consultório tenha grande valor perante os pacientes e isto é garantia de sucesso e continuidade. Ideal é sermos nosso próprio paciente, colocarmos em prática em nossa vida primeiro tudo que vamos orientar e cobrar dos pacientes pois assim realmente desenvolveremos nosso autoconhecimento e empatia. Podemos usar o recurso da empatia para pensar como seria a consulta dos nossos sonhos, como você gostaria de ser atendido? Você está trazendo para a sua consulta este sentimento ou está apenas fazendo mais do mesmo? Cabe a reflexão. 

Compartilhe conosco um exemplo de caso de sucesso em atendimento farmacêutico:

Entre os atendimentos que realizei no consultório farmacêutico posso citar o caso de um paciente de 47 anos que chegou com esteatose hepática, sobrepeso, cansaço excessivo, perda de memória, estava pré-diabético, começando a tomar medicamentos para diminuir colesterol, triglicerídeos, além de outros para evitar a diabetes. Ele não queria ficar refém dos medicamentos, estava muito preocupado. Em 3 meses conseguimos que ele voltasse ao seu peso ideal, não está tomando mais nenhum medicamento, praticamente sumiu a gordura no fígado e não está mais pré diabético. É um dos diversos casos onde a educação em saúde, interpretação de exames laboratoriais correta, suplementação adequada e personalizada muda vidas, traz novamente uma vida de qualidade ao paciente. Podemos conversar sobre vários outros pacientes que passaram por situações parecidas no consultório, mas o mais importante é que eles aprenderam como ter saúde e poderão replicar isso sempre na sua vida e da sua família. Nosso trabalho gera muitos frutos. 

Quais são as perspectivas para essa especialidade farmacêutica ?

As perspectivas para essa especialidade farmacêutica são as melhores, pois trará aos profissionais farmacêuticos a possibilidade de melhorar efetivamente a saúde da população, com um atendimento integrativo, focado no paciente e na sua qualidade de vida a longo prazo. Só depende de nossa capacitação e perseverança, pois esta atividade farmacêutica dentro do consultório torna ainda mais bonita e cheia de propósito a nossa profissão, valorizando o farmacêutico e mostrando nosso papel na sociedade. 

maiores informações em:

instagram: @amanda.araldifarma

e-mail de contato:  consultoriofarmaceutico2020@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *