O dia-a-dia de uma Farmacêutica que atua em Home Care

Tempo de leitura: 3 minutos

Em linhas gerais, como é a atuação do farmacêutico em uma Home Care?

A atuação do profissional farmacêutico em Home Care tem grande relevância, pois além de exercer atividades de gestão hospitalar, desenvolve a responsabilidade técnica direcionada ao controle, aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos, promove atenção e assistência farmacêutica domiciliar, faz acompanhamento farmacoterapêutico para facilitar a identificação de problemas relacionados ao uso de medicamentos. Atua ainda como integrante da equipe multidisciplinar, ou seja, tem atuação interna e externa no Home Care.

Quais habilidades você pode elencar como primordiais para um profissional farmacêutico que deseja atuar em Home Care?

Exige contínuo conhecimento farmacotécnico e farmacológico sobre os medicamentos. Além do mais, habilidades em Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Farmacovigilância, Auditoria Farmacêutica, Atenção e Assistência Domiciliar, assim como Gestão Farmacêutica.

Como está o mercado de trabalho para o Farmacêutico que atua em Home Care no Distrito Federal?

Home Care ainda é uma modalidade de prestação de serviço em saúde pouco conhecida, mas está em fase de expansão, não só no Distrito Federal como em todo cenário nacional. Pode-se afirmar que é um segmento eminente para o profissional Farmacêutico. Tendo em vista, o Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Diante dessa realidade, a demanda por profissionais capacitados voltados à população idosa será crescente.

Você é especialista em Farmácia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB). Como você aplica os conhecimentos adquiridos na Especialização no seu dia-a-dia profissional?

Aliar teoria à prática é um constante desafio. Há todo um processo para implantar a Farmácia Clínica, que é de extrema importância em Home Care, porque proporciona um plano de cuidado específico a cada paciente conforme sua patologia degenerativa ou crônica. É possível promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.

foto: Montagem de Kit de paciente

Quais bibliografias você recomenda para o profissional que deseja aprofundar os conhecimentos em Home Care?

Primeiramente, a RDC 11, de 26 de janeiro de 2006, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar. Essa é a legislação que regulamenta a prestação de serviços em saúde no âmbito da assistência domiciliar.

Outras fontes de pesquisas:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de atenção domiciliar.

RIBEIRO, C. A.; ABRAHÃO, M. S.; Home Care – Cuidados domiciliares: Protocolos para a prática clínica. Ed.1, Rio de Janeiro, Guanabara, 2007. 376p.

Há legislações específicas para Home Care?

Sim. São elas:

2006 Janeiro-  ANVISA RDC nº 11, de 26 de janeiro de 2006
Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar.

2002 Novembro- CFF Resolução 386, de 12 de novembro de 2002
Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da assistência domiciliar em equipes multidisciplinares.

2013 Agosto- CFF Resolução 585, de 29 de agosto de 2013
Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências.

2003 Outubro – Lei N. 10.741 – de 1º de Outubro de 2003
É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

1990 Setembro- Lei N. 8.080, de 19 de Setembro de 1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

2003 Julho Resolução CFM nº 1.668/2003
Dispõe sobre normas técnicas necessárias à assistência domiciliar de paciente, definindo as responsabilidades do médico, hospital, empresas públicas e privadas…

2002 Abril –Resolução COFEN Nº 270/2002
Aprova a Regulamentação das empresas que prestam Serviços de Enfermagem Domiciliar – HOME CARE.

Daiany Lataliza Alves
Farmacêutica Industrial e Clínica

Linkedin: Daiany Lataliza Alves

2 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *